EJA e ENEM – certificação no ensino médio

Esta pergunta sempre acontece: “Como proceder para obter a certificação no ensino médio pelo Enem?”

Os resultados do Enem 2010 podem ser utilizados para fins de certificação em nível de conclusão de ensino médiocou seja, conseguir a conclusão do ensino médio.

Para conseguir o certificado de conclusão os candidatos devem:

– ter 18  anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem 2010;

– ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das quatro provas áreas do Enem e

– ter atingido o mínimo de 500 pontos na redação.

As provas valem 1000 pontos, então a nota de 400 pontos significa o mesmo que tirar nota 4 (quatro) numa prova de zero a dez.

Não é difícil mas o estudante deve se preparar!

Quando o candidato faz sua inscrição no Enem já deve indicar a secretarias de educação ou o institutos federais de educação, ciência e tecnologia onde irá fazer o pedido do certificado.

Cada órgão define os procedimentos para certificação no nível de conclusão com base nos resultados do Enem 2010.

Quando o estudante escolhe local onde irá solicitar o certificado, o Inep – órgão responsável pela organização e aplicação do Enem – mandará os resultados do candidato para a secretaria escolhida.

O Inep fornece aos alunos um sistema específico para saber os resultados.

Então, agora só falta preparação!

Sobre betocosentino

Professor e palestrante sobre profissões, vestibulares e enem
Esse post foi publicado em vestibular e enem e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

15 respostas para EJA e ENEM – certificação no ensino médio

  1. Edson Araujo disse:

    Fiz o ENEM 2011 para conclusão de ensino médio consegui acima de 500 em todas as materias
    menos em redação, mas estava fazendo o EJA e já terminei Português.Pergunto conclui o ensino
    médio.

    • betocosentino disse:

      Desculpe o atraso…
      Vá à escola que fazia o EJA, apresente as notas do Enem e peça o certificado de conclusão!!!
      Boa sorte

    • Rosana de Jesus disse:

      Fiz a prova do eja e passei nas seguintes matérias português,física,inglês,educação física conclui sociologia e fiz a prova do enem e tirei as seguintes notas ciências humanas e suas tecnologias 393.1,ciências da natureza e suas tecnologias 471.2,linguagem ,códigos e suas tecnologias 344.6, matemática e suas tecnologias 355.0 e na redação 500.0 com essas notas será que eu consigo o certificado do ensino médio?

  2. Bruna Neves da Silva Souza disse:

    eu só consigo fazer uma faculdade se eu fizer o enem ou posso retirar o meu historico e levar pra faculdade e fazer minha matrícula ??

    • betocosentino disse:

      Oi Bruna
      Se você pretende uma faculdade federal deve fazer o Enem, se você quer financiamento da Caixa Econômica como o FIES – Financiamento Estudantil também deve fazer o Enem.
      Agora, se você quer uma universidade estadual que não é ligada ao Enemdeve fazzer vestibular. Se sua escolha for uma faculdade particular e você vai pagar a mensalidade, escolha e veja quais são os critérios de seleção. Algumas pedem vestibular, outras uma redação e poucas fazem uma entrevista.
      Boa sorte!

  3. Alan disse:

    Ola Tudo bem ?
    Tenho dúvidas Fiz o Enem 2011 e as minha notas foram as seguintes
    Ciências Humanas e suas Tecnologias 411.8
    Ciências da Natureza e suas Tecnologias 337.1
    Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 462.1
    Matemática e suas Tecnologias 356.6
    Redação 560.0
    Bom ! não consegui retira meu certificado pois na matéria de Ciências ….. tirei 337.1 e matemática tirei 356.6 Sei que teria que tira acima ou igual a 400 mais não conseguir.
    Minha dúvida é a seguinte nesta duas matérias eu posso entra no EJA e pedir para eliminar essas duas e solicitar meu certificado ou tem outro meio que posso fazer? Obrigado.

  4. Tayna disse:

    Oi anota do enem para conclusão subi para 450 pontos eu atingi em todas as matérias essa pontuação e na redação passei dos 500 ponto, mas em matemática atingi apenas 439,1. Eu posso eliminar toas as matérias no EJA e fazer apenas matemática para concluir o ens.médio ?

  5. Altieres Lener de Paula disse:

    eu tirei acima de 450 em todas as matérias do Enem só que redação precisava de 500 e tirei 460.0 como faço para conseguir o certificado do ensino médio?

  6. Gian Carlos Melegari disse:

    Ola…estou ja sou maior de 18 anos, estou cursando o EM regular, fiz o Enem para poder concluir e não precisar cursar o 3º ano que seria esse ano, alcancei todas as notas menos a redação que fiquei com 440, eu poderia de alguma forma conseguir o certificado mais rapido sem precisar cursar o 3º ano ou entrar no EJA??

    • betocosentino disse:

      Se você seguir os caminhos legais, deverá esperar a próxima prova do Enem para tirar a nota de redação.
      Fazer o EJA pode ser uma escolha.
      A decisão é sua!
      Boa sorte

  7. Sergio disse:

    Caros,

    Muito informativo o artigo. Eu fiz o ENEM 2013, todas as notas superiores a 500 (748.9 em humanas, 558.5 em ciências da natureza, 637.4 em linguagens e códigos, 701 em matemática), porém tirei 440 na redação (que prefiro nem discutir sobre os critérios).
    Existe alguma forma simples para que eu obtenha o certificado do ensino médio (fiz o exame com este objetivo), fazendo valer minhas notas do ENEM, sem ter que esperar mais um ano ou recorrer à justiça (visando revisão da nota da redação) ?

    Desde já, agradeço.

    Sérgio

Deixe um comentário